
Federação do PT aprova coligação na PB e impede PCdoB e PV de integrar aliança do governador
Por Josival Pereira
A coordenação nacional da federação partidária Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, aprovou no início da noite desta quarta-feira a coligação do PT com o MDB na Paraíba e a candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo ao Governo do Estado.
Com a decisão, que constitui formalmente uma coligação entre a federação e o MDB na Paraíba, o PCdoB e o PV ficam obrigados a integrar a aliança no Estado, o significa que esses dois partidos não vão poder participar oficialmente da coligação do governador João Azevedo.
Na Paraíba, o PCdoB e o PV haviam decidido apoiar a candidatura à reeleição do governador e defendiam que a federação adotasse a mesma posição. Numa votação local, aprovação da proposta de aliança com João Azevedo chegou a ser aprovada por 2 votos a 1. Mas as decisões finais sobre coligações são decididas pela coordenação da federação.
Além de não poderem oficialmente integrar a coligação do governador João Azevedo, a decisão da coordenação nacional da federal impede a candidatura do professor Rangel Júnior (PCdoB) ao Senado.
A decisão deverá, na prática, provocar um racha na federação liderada pelo PT na Paraíba, com integrantes do PV e do PCdoB apoiando a candidatura do governador João Azevedo.