Ex-republicanos e democratas surpreendem e vão criar um novo partido nos EUA

Por Josival Pereira

O sistema bipartidário dos Estados Unidos deverá ser enfrentado por uma terceira legenda nacional, que está sendo formada por ex-políticos dos partidos Republicano e Democrata. O novo partido, denominado de Forward (Frente), vai propor uma alternativa para eleitores insatisfeitos com o domínio de apenas duas organizações partidárias no país.

O Forward será formado pela união de três movimentos políticos: o Movimento Reformar a América, constituído por ex-funcionários de administrações republicanas; o partido Avante, fundado pelo ex-democrata Yang, e o Movimento Serve América, grupo formado por ex-republicanos e democratas independentes.

Os pilares do Forward são “revigorar uma economia justa e próspera” e “dar aos americanos mais opções”.

O lançamento oficial do novo partido dos Estados Unidos ocorrerá no dia 24 de setembro, em Houston, no Texas. O Forward tentará obter registros em 30 Estados até 2023 e pretende estar organizado em todos os 50 Estados americanos até 2024 para participar das eleições parlamentares.

A nova organização partidária tenta conquistar espaços na política americana num momento de muitas críticas ao bipartidarismo e a ameaça à democracia gerada pela invasão do Capitólio no fim do governo Donald Trump. A avaliação é que existe muita insatisfação em muitos segmentos da sociedade e os dois partidos tradicionais não estariam conseguindo dar respostas satisfatórias.

Existe uma infinidade de outros partidos políticos nos Estados Unidos (seriam 144 ao todo), mas eles não conseguem votações expressivas nem angariam condições para se organizarem nacionalmente.

Os dois grandes partidos americanos – Democrata e Republicano – venceram todas as eleições presidenciais realizadas no país desde o pleito de 1852 e se revezam no comando do Congresso desde 1856.

O surgimento de um terceiro grande partido nos Estados surpreende pelo inusitado de um movimento que se propõe a quebrar o arraigado tradicionalismo e conservadorismo político americano.

Fonte: Agência Reuters

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.