MDB da Paraíba avança na relação com Lula e o PT

Por Josival Pereira

Apesar do impasse criado na federação PT-PCdoB e PV na Paraíba, com os dois últimos partidos votando em favor da adoção exclusiva da candidatura do governador João Azevedo, remetendo o impasse para a direção nacional da organização política das três legendas, a candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo deverá mesmo ganhar a preferência de Lula.

Além dessa costura vir de longe, existe uma conjuntural atual favorecendo Veneziano. É o empenho do ex-presidente Lula em ganhar o máximo de apoio de diretórios do MDB para esvaziar a candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República.

Na verdade, Lula está empenhado em esvaziar outras candidaturas ao Planalto, especialmente as de Ciro Gomes (PDT) e de André Janones (Avante).

O argumento principal é o da necessidade de resolver a disputa eleitoral no primeiro turno. A avaliação do líder petista é que, assim, dificultaria aventuras golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL).

É neste contexto que PT e MDB organizam um evento para o dia 20, em São Paulo, quando 10 diretórios emedebistas devem formalizar apoio a Lula.

Inicialmente, a imprensa nacional deixou a Paraíba de fora. No entanto, Veneziano cuidou de incluir o diretório paraibano na relação a ser anunciada durante encontro com Lula e Alckmin em almoço na residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta quarta-feira, em Brasília.

Lula e o PT vão reforçar que o candidato a governador da Paraíba apoiado pela legenda será Veneziano. É o que Veneziano quer. Colar em Lula.

Não significa, porém, que tudo esteja resolvido. O PSB nacional e o local vão continuar brigando para obter declarações de apoio de Lula, que, certamente, não terá como fugir totalmente. Uma foto, essa semana, de Lula com a deputada Marília Arraes, que era do PT e saiu para ser candidata a governadora em Pernambuco pelo Solidariedade, antecipa um pouco os problemas que o PT terá nos Estados onde não existe unidade de palanque.

Até o momento, porém, o PT nacional não dá o menor sinal de que deixará de considerar a candidatura de Veneziano como sua.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.