Lula adianta, em vídeo, que virá para o palanque de Veneziano

Por Josival Pereira

O ex-presidente Lula gravou mais um vídeo declarando apoio à candidatura do senador Veneziano Vital do Rego (MDB) ao governo do Estado.

Pode-se dizer que esse apoio não é novidade. Lula já gravou outros vídeos no mesmo sentido. Reparando bem, porém, o vídeo gravado em Natal (RN) vai além da consolidação do apoio do líder petista a Veneziano.

Lula avança em seu posicionamento. Ele diz, claramente, que pretender vir à Paraíba para o lançamento público da candidatura de Veneziano. Ou seja, Lula avisa que, além de apoiar, vai para o palanque de Veneziano.

Tenha-se que não se trata de um detalhe. É uma posição. O próprio Lula torna público aquilo que dirigentes petistas no Estado já vinham dizendo. Há uma escolha: o palanque é o de Veneziano.

O estranho é que o PT nem Lula externam a forma como vão se relacionar com outro aliado de peso na Paraíba, que é o governador João Azevedo, filiado ao PSB, partido do companheiro de chapa do petista, o ex-governador Geraldo Alckmin.

Como os becos da política não são tão largos, certamente, não será possível tratar a candidatura do governador como uma paisagem. Em algum momento as duas candidaturas vão se cruzar na campanha de Lula. A pergunta persiste, então: como Lula e o PT vão tratar a candidatura do PSB?

A Paraíba, pelo menos até agora, é um caso curioso. Não existem confrontos mais sérios entre PSB e PT. A impressão que se tem é que, para a direção nacional dos dois partidos, a equação das duas candidaturas está resolvida, diferentemente do que ocorre em outros Estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, está sendo impossível conciliar petistas e socialistas. Beto Albuquerque, candidato do PSB, está ameaçando fazer palanque com Ciro Gomes (PDT).

Talvez a calma de agora seja apenas aparente. Os problemas podem surgir quando a campanha efetivamente começar, especialmente se a gestão estadual virar foco de críticas da candidatura PT/MDB. Não existe mágica em campanhas eleitorais. Os conflitos surgirão, mas todos estão devidamente avisados de que Lula virá para o palanque de Veneziano. O próprio avisou.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.