Decisão de Aguinaldo frustra núcleos de Cícero e João

Por Josival Pereira

Pelos acontecimentos prévios ao anúncio do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), nesta quarta-feira, foi possível imaginar que a decisão havia sido combinada com os principais atores políticos envolvidos. Vale lembrar aqui o almoço no último domingo, na Granja Santana, com presenças do pai de Aguinaldo, Enivaldo Ribeiro, e do prefeito Cícero Lucena. Além disso, foram divulgadas várias reuniões entre Cícero e Aguinaldo e muitas entrevistas dando como certa a candidatura ao Senado.

Foi assim?

Pelo visto, não. Aguinaldo teria deixado para avisar de sua decisão na última hora. Frustrou expectativas.

O governador João Azevedo e sua equipe reagiram melhor. Tanto que o governador foi ao evento de Aguinaldo, mas não deu para esconder certo desapontamento. A decisão acabou repassando a ideia de que mais uma liderança escapa dos planos do governador para montar sua chapa.

Apesar disso, assessores do governador viram pontos positivos na decisão de Aguinaldo. Um deles é que a decisão partiu do próprio parlamentar, sem atribuição de causa ao governador. Outro seria o aparente fechamento da aliança com o PP, que apresentará o candidato a vice-governador, além da perspectiva concreta de apoios de prefeitos de cidades de porte médio do Estado.

No núcleo do prefeito Cícero Lucena, as primeiras reações são adversas. O próprio prefeito chegou a dizer que a melhor solução era o Senado, mas que respeitava a opção.

A reação de Cícero foi elegante, ele pretende manter boas relações com Aguinaldo e o Progressistas, mas teve, entre aliados próximos, quem aquilatasse o anúncio do dirigente progressista a uma “traição”.

Internamente, no núcleo de Cícero, há quem avalie que a decisão de Aguinaldo dificulta o projeto de Mersinho Lucena se eleger deputado federal. O Progressitas teria uma vaga garantida, a de Aguinaldo, a outra é mais difícil.

Por isso, não está fora da órbita política, uma queda de braço entre Cícero e Aguinaldo, nos próximos dias, para apresentar o candidato a vice-governador.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.