PSDB, MDB e Cidadania contratam pesquisa para definir candidato a presidente

Por Josival Pereira

Dirigentes dos partidos políticos PSDB, MDB e Cidadania anunciaram, nesta quinta-feira, a contratação de pesquisa eleitoral para definição de um possível candidato único à presidência da República.

O resultado já será conhecido no dia 18, próxima quarta-feira, data que havia sido estabelecida, ainda quando o União Brasil fazia parte do grupo, para anúncio do nome do candidato da chamada 3ª via.

O conjunto de pesquisas quantitativas e qualitativas, contratada ao Instituto Guimarães, de Campinas (SP), vai avaliar a situação e potencialidades dos nomes do ex-governador João Dória (PSDB) e da senadora Simone Tebet (MDB).

MDB e Cidadania já aprovaram as pesquisas como critério para a definição do candidato, embora ainda não tenham sido definidos os detalhes essenciais para a escolha entre dois candidatos que pontuam muito baixo nas pesquisas. O cruzamento de itens como rejeição, conhecimento, simpatia e menos vulnerabilidade à denúncias devem ajudar na definição.

Assessores do ex-governador João Dória criticaram a decisão dos dirigentes dos três partidos, alegando que existe uma prévia realizada pelo PSDB, que precisaria ser respeitada. A Executiva tucana tinha reunião na noite desta quinta-feira para tomar uma posição definitiva sobre os critérios para definição de candidaturas.

De qualquer forma, a expectativa criada por dirigentes das instâncias máximas do PSDB, MDB e Cidadania é que as três legendas devem formar uma aliança para a disputa das eleições presidenciais.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.