Veneziano confirma apoio direto de Lula e consolida candidatura

Por Josival Pereira

Uma foto do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) com o ex-presidente Lula, liberada para a imprensa nesta terça-feira, na qual o líder petista faz com os dedos da mão um L e um V, removem as dúvidas de que o parlamentar paraibano seja, efetivamente, o preferido da cúpula nacional do PT como candidato a governador na Paraíba.

Trata-se do segundo gesto de Lula indicando a escolha por Veneziano. A primeira foi uma declaração durante entrevista numa rádio de Esperança (PB).

São gestos que Veneziano aguardava para consolidar sua candidatura a governador.

Pelo visto, a cúpula do PT vai fazer na Paraíba o que já faz em São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, que é apresentar candidatos mesmo com seu principal aliado na disputa presidencial – o PSB – também tendo concorrentes.

Em São Paulo, o PT tem Fernando Haddad como candidato a governador e o PSB vai à disputa com o ex-governador Márcio França. No Espírito Santo, o socialista Renato Casagrande disputa a reeleição tendo o senador petista Fabiano Contarato entre os concorrentes. No Rio Grande do Sul, o PSB lançou a candidatura de Beto Albuquerque e o PT vai disputar com o deputado estadual Edegar Pretto.  Na Paraíba, o PSB terá o governador João Azevedo como candidato à reeleição e o PT vai apoiar o emedebista Veneziano Vital do Rêgo.

Ainda não foi explicado, nem pela cúpula do PT nem pela direção do PSB, como se dará a convivência entre os candidatos apoiados por Lula, candidato a presidente da República, e os postulantes apoiados por Geraldo Alckmin, o candidato a vice-presidente. Dirão, certamente, que dispor de dois palanques é bom para Lula, mas talvez sejam inevitáveis confrontos capazes de gerar dores de cabeça e prejudicar a campanha presidencial.

Veneziano ganhou o apoio de Lula por duas razões principais: a força do elo da relação do ex-governador Ricardo Coutinho com Lula e a direção nacional do PT e a estratégia petista de atrair a adesão de parte do MDB na disputa nacional, o que já está praticamente consolidado. O PT vai apoiar candidatos a governador do MDB em alguns Estados do Nordeste.

Não há dúvidas de que Veneziano consolida um excelente capital político, um bom trunfo para a campanha. Candidatos em todo o país sonham com o apoio direto de Lula. Resta saber se será possível transformar em voto, uma vez que as disputas locais, na maioria das vezes, têm mais força que a eleição nacional.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.