Paraíba se destaca no mapa de vacinação do país, mas dose de reforço não chega aos 34%

Por Josival Pereira

 

Positivamente, a Paraíba tem se destacado na vacinação contra  covid-19. Aparece, há várias semanas, nos primeiros lugares no mapa de vacinação do país, ao lado de São Paulo, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Os números são muito bons: 81,29% da população já tomou duas doses da vacina, o que é um percentual bastante significativo e dentro dos índices que permitem certa segurança. A equipe da Secretaria de Saúde do Estado merece reconhecimento, assim como as equipes da maioria dos municípios.

O problema está nos baixos índices de aplicação da dose de reforço. A Secretaria de Saúde do Estado contabiliza apenas 33,84%. A Prefeitura de João Pessoa só aplicou a dose de reforço em 32,84%. A situação nos demais municípios é ainda menos significativa. 

O patamar de aplicação da dose de reforço na Paraíba não recomenda a ampla flexibilização de medidas de controle que setores da sociedade reivindicam. O relaxamento total do uso de máscaras, entre outras medidas, têm sido adotados em vários países quando o ciclo completo de vacinação (com dose de reforço) ultrapassa os 60%. 

Em decreto recente, a Prefeitura do Rio de Janeiro antecipou que, quando a dose de reforço tiver atingido 70% da população, a exigência de apresentação do passaporte da vacina será revogada. Parece um patamar bem seguro. 

Auxiliares da Secretaria de Saúde do Estado alegam que estaria havendo dificuldades de atualização de cadastros devido ao registro de idade por ocasião da segunda dose, mas a verdade é que grande parte da população desconhece a necessidade da terceira dose, outros desprezam essa necessidade e existe ainda uma parcela que se nega a ir aos postos de vacinação novamente. 

Governo e Prefeituras precisam entender que será necessário realizar amplas campanhas de divulgação e uma caça ativa mais eficaz se quiserem cumprir metas e atingirem os índices adequados, algo em torno de 70%, para o controle do covid-19 com segurança.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.