Projeto da candidatura de Lígia Feliciano ao Governo do Estado não é balão de ensaio

Por Josival Pereira

O processo de articulações para definição de candidatos às eleições para governador e senador na Paraíba em 2022 não está parado. Aliás, o movimento de bastidores  está mais acelerado do que se imagina.

É o que tem ocorrido, por exemplo, no campo que reúne esquerda e centro-esquerda, com o avanço de conversas para o lançamento da candidatura da vice-governadora Lígia Feliciano ao Palácio da Redenção. 

As conversas estariam ocorrendo paralelamente em Brasília e em João Pessoa. Não é balão de ensaio. 

Em Brasília, o maior interessado no lançamento da candidatura de Lígia seria o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que gostaria de ver o partido lançando candidato a governador no maior número de Estados possíveis. Lupi quer bancar a candidatura de Lígia e ainda trabalha para Ciro Gomes, candidato a presidente da República, aceitar uma coligação do PDT com o PT na Paraíba, mesmo sabendo que a campanha de Lula pode ser predominante. Ciro já teria dado aval. 

Na Paraíba, um dos grandes interessados seria o ex-governador Ricardo Coutinho, que trabalha para impedir a aproximação de partidos de esquerda, especialmente o PT, do governador João Azevedo. Ricardo tem agido para convencer o PT nacional a topar a candidatura de Lígia e estaria, inclusive, se colocando como candidato a senador para mostrar ao ex-presidente Lula e à cúpula petista que o projeto é pra valer. 

Um interlocutor com acesso ao núcleo político do ex-governador Ricardo Coutinho e à direção estadual do PT assegura que as condições para a celebração de uma coligação envolvendo o PDT, PT, PSB, PCdoB e o PV já estariam amadurecidas. O único problema seria a falta de um sim definitivo de Lígia Feliciano. 

O deputado Damião Feliciano, esposo de Lígia e o principal dirigente do PDT, tem dito a amigos nos últimos dias que a família está “estudando” a ideia, mas que tem muita simpatia pelo projeto de disputar o governo do Estado.   

A avaliação é que uma candidata mulher com apoio de Lula pode virar muito competitiva.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.