Paraíba registra 681 novos casos de covid-19 em 48 horas

Por Josival Pereira

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado desta quinta-feira (11/11/2021) traz uma surpresa desagradável. São registros de 681 novos casos de covid-19 na Paraíba. 

O próprio boletim observa que o total de casos é resultado do acúmulo de registros leves da doença nos últimos dois dias. 

Um aumento repentino de novos casos já havia sido registrado no boletim epidemiológico do último sábado (06/11). Foram 683 pacientes, sendo 29 casos moderados ou graves e 654 casos leves. Os óbitos foram 3. 

O boletim do domingo registrou somente 309 novos casos de covid-19 na Paraíba, com 10 novas internações. 

Os registros da pandemia da quarta-feira (10/11) se resumem aos casos moderados e graves – 13 ao todo – com 3 óbitos. O boletim não apresentou os dados leves sob a alegação de que havia instabilidade no sistema.

As autoridades sanitárias do Estado continuam avaliando que a pandemia está sob controle no Estado, embora tenha havido instabilidade e aumento de casos leves em algumas regiões. 

Aumento de 275% de internações 

Apesar da tranquilização das autoridades sanitárias, alguns dados da Secretaria de Saúde geram preocupação. É o caso, por exemplo, do registro de internações em leitos de UTI na 3ª macro região, que corresponde ao Sertão do Estado. Houve um aumento de 275% de internações se comparadas as primeiras semanas dos meses de outubro e novembro. Foram apenas 8 pacientes internados na UTI na primeira semana de outubro e 30 pacientes na primeira semana de novembro. 

No mesmo período, houve uma redução de 100% de internações em leitos de UTI na região de Campina Grande e uma redução de 22% na região Metropolitana de João Pessoa.

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.