Bolsonarismo-raiz na Paraíba já não conta mais com a candidatura de Romero

Por Josival Pereira

Os grupos que integram a corrente política do bolsonarismo-raiz, aqueles que seguem o presidente Jair Bolsonaro fielmente desde o período pré-campanha de 2018 e trabalham pela reeleição, parecem já ter abandonado a ideia da candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (foto), a governador pelo esquema bolsonarista. 

A candidatura de Romero não está descartada. Depende ainda de sua vontade, mas, sobretudo, das articulações diretas do presidente Bolsonaro. Ou seja, se o presidente interferir e recomendar a candidatura do ex-prefeito campinense, será aceita. Se não, mesmo que queira, Romero agora terá muita dificuldade para reunir o bolsonarismo em torno de seu nome. 

Essas coordenadas sobre a possível candidatura de Romero foram traçadas pelo deputado Cabo Gilberto no programa Correio Debate (rádio 98.3 FM) nesta terça-feira. Parte do entendimento é manifestado abertamente. Fácil de assimilar. Outras informações são indiretas ou repassadas nos bastidores. A avaliação geral, porém, é a de que Romero recuou e não teria mais interesse na candidatura. 

Neste ponto, o deputado Cabo Gilberto revela outras coordenadas do grupo. A principal delas é a de que já existem conversas avançadas para a definição de outro candidato a governador. O nome estaria sendo mantido em sigilo simplesmente porque ainda precisa ser submetido à aprovação de Bolsonaro. 

O Cabo Gilberto chega a ser ainda mais enfático: o bolsonarismo-raiz apresentará uma chapa completa e competitiva para concorrer ao governo do Estado, Senado e vagas na Câmara Federal e na Assembleia. Projeta que o bolsonarismo pode conquistar 30% dos votos válidos para a Câmara Federal e eleger, no mínimo, três deputados federais.  

Veja-se que existe um planejamento formatado e ações em desenvolvimento. Não existem razões para se duvidar. Se o espaço de Romero ainda não foi ocupado publicamente, parece que já não existe mais nas coordenadas de estratégia e na tática dos formuladores do bolsonarismo na Paraíba. 

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2021 . Todos os direitos reservados.