Saindo do controle: Paraíba tem aumento de 651 novos casos de covid-19 em apenas um dia

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado registra a ocorrência de 2.015 novos casos de convid-19 na Paraíba nas últimas 24 horas. 

Conforme mapa no site do governo, somente duas vezes, desde o início da pandemia, existem registros com mais de 2 mil  por dia no Estado (2.050 casos em 1º de junho de 2020 e 2.139 no dia 1º de março de 2021). Foram momentos de pico da doença.

Haveria uma informação de que o salto no número de novos casos poderia ser resultado de resíduos de informações dos municípios, sobretudo, de João Pessoa. Mas houve um aumento no Estado de 651 novos casos no período de 24 horas. Em João Pessoa, houve aumento de 387 casos. São números elevados para se tratarem apenas de acréscimos de informações não repassadas. Os boletins registram crescimento constante nos seis dias.

Outros eventos também indicam que os números de contágio da covid-19 estão saindo de controle na Paraíba. O boletim registra aumento de pressão em relação à ocupação de leitos de UTIs. No Sertão a taxa de ocupação chegou aos 91%. Em Campina Grande está em 78% e na região metropolitana de João Pessoa a taxa de ocupação está em 79%. Na Paraíba, a taxa de ocupação é de 77%.

Terceira onda

O mais provável é que os números de novos casos de covid-19 na Paraíba já estejam expressando o movimento que convencionou chamar de terceira onda da pandemia. O novo ciclo parece estar crescendo rapidamente como previam algumas autoridades sanitárias. 

O governador João Azevedo já admite emitir decretos com medidas mais rígidas caso seja confirmado o aumento de casos. 

Visita do ministro

O ministro Marcelo Queiroga agendou visita ao município de Campina Grande para a próxima sexta-feira. Atendeu a um convite do deputado Aguinaldo Ribeiro, recebido em audiência nesta terça-feira, e que teria feito relatos da situação preocupante do avanço da pandemia na região. A senadora Daniella Ribeiro fez o comunicado da visita. 

Por Josival Pereira

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.