Covid na PB: aumenta média de internações, sobe a taxa de transmissibilidade e há circulação de variantes mais graves

A média diária de internações hospitalares de pacientes com Covid-19 na Paraíba aumentou de 69 para 79 nos últimos 15 dias. É o que registra notícia sobre nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado divulgada no último sábado com o mapa da situação de cada município. 

A nota observa que os registros foram de expressivo aumento de internações entre janeiro e março e que houve um quadro de estabilização nas últimas semanas do mês de abril. No entanto, esse quadro foi quebrado na primeira quinzena de maio com o aumento diário de internações. 

Taxa de transmissibilidade

A nota registra ainda que, além da nova aceleração de ocupação de leitos, houve também um aumento da taxa estadual de transmissibilidade do novo coronavírus de 0,98 para 1,01.

Variantes mais graves 

Outro dado preocupante, segundo o secretário Executivo da Saúde, Daniel Beltrami, é a elevada circulação das variantes P1 e P2 na Paraíba, que caracterizam-se por encurtar o intervalo de tempo entre o início da infecção e seus agravamentos e permite agregar relevância estratégica ao número médio de novas internações ao dia e seu reflexo nas ocupações de leitos nos centros de referência para Covid-19 em todo estado.

Atualmente a Paraíba dispõe de 1.234 leitos ativos para os cuidados à Covid-19 nos 20 centros de referência do Sistema Único de Saúde no Estado. São 549 leitos de terapia intensiva e 685 leitos de enfermaria.

De acordo com o boletim epidemiológico deste domingo, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado é de 67%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação está em 65%, em Campina Grande também estão ocupados 65% dos leitos e no Sertão a taxa chega a 91%.

Mapa da pandemia

Em relação ao mapa da pandemia, a Paraíba tem 10 municípios na bandeira vermelha, 153 na bandeira laranja e 63 na bandeira amarela. No início de maio, o mapa não tinha nenhum município na bandeira vermelha, eram 14 na bandeira laranja e 209 na bandeira amarela.  

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.