Covid-19: índice de mortes em Pernambuco sobe 31%; números estão em queda na Paraíba

Dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Comunicação neste domingo apontaram o Estado de Pernambuco como a única unidade da federação onde as mortes por Covid-19 estão em alta. O índice de alta é de 31%. 

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco no fim da tarde de ontem registrou 52 novas mortes por Covid-19, perfazendo um total de 14.180 óbitos naquele Estado. Existe uma concentração de mortes na região de Metropolitana da Capital: Recife (15), Jaboatão dos Guararapes (7) e Paulista (5). 

A Paraíba figura na lista de 13 Estados, além do Distrito Federal, onde está se registrando queda no número de mortes. 

Em outros 12 Estados os números indicam estabilidade.

Comparativo

Comparando-se os boletins epidemiológicos deste domingo, é possível perceber que o número de óbitos é maior em Pernambuco, mas em relação a novos casos os números da Paraíba são mais elevados. Foram registrados 730 novos casos em Pernambuco e 955 na Paraíba. Os óbitos na Paraíba foram 25, sendo 12 nas últimas 24 horas. 

Os boletins apontam também diferenças entre os índices de casos casos graves, que resultam em hospitalizações. O índice entre os novos casos de Pernambuco é de 14% (graves). Na Paraíba, o percentual de casos graves foi de apenas 6,38%. 

As explicações para o elevado número de óbitos em Pernambuco talvez estejam neste detalhe do índice de gravidade da enfermidade. Existem indicativos de que o avanço da vacinação na Paraíba tenha reduzido o número de internações e de mortes.    

Adicionar comentário

PUBLICIDADE
Blog do Josival Pereira © 2022 . Todos os direitos reservados.